Atividade 4.3


Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-reflexão

O uso educacional das mídias precisa obedecer alguns conceitos estabelecidos pelo British Film Institute  que são:
Agência - quem cria o recurso e sua finalidade no campo educacional (autor da idéia)
Categoria - Permite prever as características do texto (gênero do texto)
Tecnologia- refere-se ao recurso ao ser utilizado ao transmitir a mensagem
Linguagem – define a mensagem pode ser modificada em razão da mídia a ser utilizada
Audiência _ é a resposta dada por diferentes grupos a um mesmo projeto
Representação – mostra que a mensagem midiática é apenas um dos recursos.
A utilização das mídias na educação ainda deixa profissionais apreensivos, pois nem todos têm domínio dos recursos. Mesmo sabendo que é no seu trabalho que diferentes culturas se encontram e se complementam existem resistência de incorporarem essas tecnologias ficando presos àquelas  de uso tradicional como jornais, revistas, TV e  vídeo.
Em nossa escola há interesse dos gestores e da administração  em adquirir equipamentos e aparelhos de mídia a serem utilizados na educação municipal e também interesse em manter curso de formação de professores para que dominem a utilização desses recursos.
Entre as experiências com o uso das tecnologias utilizamos: filmagem de aula e de apresentação de alunos, fotografias que são visualizados através do data show.  Valemos-nos também do laboratório de informática, uso da internet, filmes, rádio.
Concluindo , observamos que o corpo docente precisa trabalhar coletivamente no sentido de incorporar as novas mídias para atender as necessidades dos alunos fazendo com que eles não fiquem presos só ao manuseio das tecnologias, mas, sobretudo reflitam sobre o uso das mesmas no processo de aquisição de conhecimentos.